postheadericon Qual é o maior mandamento?

Liturgia

Será que uma pessoa que faz o bem pode sofrer por causa disso? É possível fazer o bem sem nunca entrar em conflito com outras pessoas por causa disso? Como foi a experiência de Jesus? Nos capítulos que antecedem a narrativa da paixão e morte de Jesus, o Evangelho de Mateus insiste em cenas de conflito. Diversos grupos de autoridades dos judeus se defrontam com o "mestre da nova justiça", como Mateus gosta de se referir a Jesus.

Neste domingo, conta-nos o Evangelho que fariseus se reuniram e arquitetaram mais uma prova para Jesus. Queriam testar se ele tenha aprendido bem o "catecismo"... Qual poderia ser a pergunta mordaz? A escolha recaiu sobre o centro da Lei de Deus: Qual é o maior mandamento? A resposta de Jesus não poderia ser melhor. Respondeu, sem rodeios: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento".

Os fariseus nada puderam objetar. E havia uma surpresa na resposta: eles tinham perguntado pelo maior mandamento, mas Jesus acrescentou um segundo, semelhante ao primeiro: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". E disse ainda que toda a Bíblia se resumia nesses dois mandamentos.

Tudo isso não era propriamente uma novidade. A novidade parece ter sido a expressão concreta dessa síntese na pessoa e na prática de Jesus. Novidade era, ainda, o jeito como Jesus entendia esse amor ao próximo. Ele se traduzia na acolhida aos doentes, aos pecadores, aos pobres, aos excluídos, aos fora da lei. Era muito mais fácil separar o amor a Deus e o amor ao próximo. Era e ainda hoje é assim. Era e é relativamente fácil amar aquele próximo que é parecido conosco.

Difícil sempre foi e sempre será considerar também como próximos os que são diferentes, aqueles que a sociedade considera indignos, merecedores da "sorte" que vivem. Amá-los, compreendê-los, aproximar-se deles e assumir junto com eles suas causas, isso é complicado e gera conflitos. Foi isso que aconteceu com Jesus. E foi isso que ele também anunciou a seus discípulos. E os encorajou: "Bem aventurados sois quando vos perseguirem, vos odiarem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

Assim também fizeram com os profetas".

Pe. Léo Zeno Konzen

AddThis Social Bookmark Button
 

postheadericon Outubro mês da Hispanidade na Ermita de La Caridad.

Pascom

Como todos os anos, durante todo o mês de outubro, nossos irmãos e irmãs de todos os países da América Latina, fazem sua peregrinação à Ermita de La Caridad com seus corais, roupas e comidas típicas e imagens de seu padroeiro, para participar da missa e partilhar a sua rica herança cultural. Orgulhosos de suas raízes, eles vão para dar graças a Deus por todas as bênçãos recebidas, e pedir todos os dons de amor, de justiça e de um futuro de paz e prosperidade.

Dia 16 de outubro foi nosso dia de agradecer, pedir e partilhar as nossas raízes.







AddThis Social Bookmark Button

Leia mais...

 

postheadericon Disponíveis e Servidores

Liturgia

Na oração deste domingo, pedimos: "Dai-nos, ó Deus, a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração". Esse pedido expressa o essencial de toda oração cristã: a atitude de colocar-se diante de Deus e de seu projeto de vida, com total disponibilidade para colaborar e servir. Essa atitude não é fácil.
Preferimos acomodar-nos aos poderes que se instalam na história e na conjuntura atual. Preferimos estar ?com os vencedores?, não nos importando muito se eles excluem e massacram vidas humanas. É isso que observamos também no Evangelho deste domingo. Adversários políticos (fariseus e partidários de Herodes) se unem e preparam uma armadilha para Jesus. Fazendo-se de interessados na ética, perguntam-lhe se é lícito ou não pagar imposto a César, o imperador de Roma. Se Jesus respondesse que sim, seria acusado de traidor do povo; se dissesse que não, seria entregue aos romanos como um subversivo. "Armadilha perfeita!" - pensavam eles.

AddThis Social Bookmark Button

Leia mais...

 

postheadericon Festa de Aparecida 2014: Muito amor e Devoção

Pascom

A comunidade brasileira da igreja Saint Vincent de Margate, reuniu mais de 1.200 fiéis, no último domingo, 12 de outubro, para comemorar o Dia da Padroeira, numa grande celebração eucarística, carregada de muita devoção e espiritualidade.

A programação teve início na frente do Community Center, às 4:00hs da tarde. Após os hinos americano e brasileiro, o grupo Faces, da Missão Louvation, dramatizou a aparição de uma forma diferente, mas de fácil interpretação. Em seguida, todos seguiram em procissão até a igreja.

Após a entrada do Andor de Nossa Senhora, deu-se início à Santa Missa, presidida pelo pároco, Pe. Matteo Didoné e concelebrado pelo Pe. Heitor Castoldi.

As comunidades de Kendall e Miami Beach também foram representadas e tiveram participação na celebração eucarística. Gracie Doria (Kendall) proclamou a primeira Leitura. Fátima Almeida (Miami Beach) fez o comentário e Ana Walsh (Miami Beach) proclamou a segunda leitura. A banda da Missão Louvation fez uma belíssima animação e a linda Coroação de Nossa Senhora ficou a cargo de 60 anjinhos, coordenados por Fátima Silveira.

 

AddThis Social Bookmark Button

Leia mais...

 

postheadericon Salve Nossa Senhora Aparecida! Padroeira do Brasil

Padroeira

Ó Virgem Aparecida, padroeira do Brasil, que espalhais inúmeras bênçãos sobre a nossa pátria, desejosos de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrados aos vossos pés, consagramo-vos nossa mente, nossa vontade e nosso coração para que estejam sempre ao serviço do bem. Nós vos consagramos, também, ó Senhora Aparecida, as nossas famílias e todo o povo brasileiro. Livrai-nos da violência, dos desastres, das doenças, do pecado e de todo mal. Acolhei sob a vossa maternal proteção as nossas famílias, as crianças, os doentes, os velhinhos e os pobres que não têm amparo. Abençoai o papa, os bispos e presbíteros, nossos padres e todo vosso povo. Senhora Aparecida, padroeira querida do Brasil, socorrei-nos em todas as nossas necessidades, fortalecei-nos em nossa fraqueza, caminhai conosco, a fim de que, seguindo os passos de vosso Filho Jesus, possamos um dia louvar-vos e bendizer-vos para sempre no céu.
Amém!

AddThis Social Bookmark Button
 

postheadericon APARECIDA E O VINHO NOVO

Colunas & Artigos

Pertencemos a uma sociedade sacudida pela violência, diante da qual nos sentimos impotentes, onde predomina o sentimento de insegurança e medo, a chacina de jovens e adolescentes vai ganhando proporções alarmantes e assustadoras, há, por outro lado, uma falta de perspectiva por parte dos jovens, os escândalos de ordem moral, em instituições consideradas inabaláveis, são denunciados a cada dia pela grande mídia. Dizem que o Brasil, não tem mesmo jeito, porque a nossa origem lá na época do descobrimento, já estava podre e corrompida, e quem veio para cá era gente sem moral, sem escrúpulo e sem nenhum compromisso com a ética e a moral.

Na família, há centenas de casamentos de curta duração, uniões ilegítimas aumentam, o estado quer reconhecer como legítima, uma horrível caricatura da Instituição Familiar, desmantelam e desmoronam valores sagrados na ética e na moral cristã, se de um lado a humanidade avança em velocidade espantosa no mundo científico, tecnológico, nas comunicações e informática, por outro, as pessoas vão sendo acometidas de inúmeras enfermidades orgânicas e psicossomáticas, as coisas boas e os acontecimentos alegres duram pouco, e não conseguem nos livrar do peso das forças do mal, que vão nos levando para o caos em meio a desordem estabelecida.

AddThis Social Bookmark Button

Leia mais...

 

postheadericon Terço Vivo conclui a Semana Mariana 2014

Familiar

Ontem à noite, foi a vez da Pastoral Familiar dirigir a programação da Semana Mariana, em preparação a grande Festa de Nossa Senhora Aparecida. Os membros da pastoral organizaram o Terço Vivo, realizado pela segunda vez este ano, na Gruta, localizada em frente à capela. Para realizar esse terço são necessárias 60 pessoas, cada uma acende a tocha e reza uma ave-maria. Os mistérios são intercalados por músicas. Um terço diferente, mas com o mesmo objetivo: louvar e homenagear nossa mãe querida.

AddThis Social Bookmark Button

Leia mais...

 

postheadericon Terço pelos Migrantes na Semana Mariana 2014

Liturgia

Na quinta-feira, dando continuidade à programação das festividades de Nossa Senhora Aparecida, foi realizado o Terço do Migrante, dirigido por Neurimar Miranda, membro da Pastoral da Liturgia da comunidade brasileira da igreja Saint Vincent de Margate.
“O Verbo de Deus se fez carne para reunir em um só povo os que andavam dispersos e para fazer deles ‘cidadãos do céu’ (Fl 3, 20). Assim, o Filho de Deus se faz peregrino, passa pela experiência dos que não têm lugar (cf Mt 2, 13-23), como migrante radicado numa insignificante aldeia (cf Jo 1, 46). Educa seus discípulos para serem missionários, fazendo-os passar pela experiência do que migra, a fim de confiar exclusivamente no amor de Deus, de cuja Boa Nova são portadores” (Santo Domingo, No. 186).
Em seguida, foi realizada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Matteo Didoné, pároco geral da Saint Vincent. E logo após a missa, a Adoração ao Santíssimo ficou a cargo dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística. Eles preparam uma Adoração com reflexão sobre o
Magnificat. Um momento de profunda espiritualidade e devoção a Jesus sacramentado.

AddThis Social Bookmark Button

Leia mais...

 

postheadericon Testemunhos

Maria Cristina Oliveira da Silva
Date: Oct 20, 2010


Eu consegui ajuda para cuidar do meu filho para ele se libertar das drogas. Ele vai fazer os exames para se internar em Belo Horizonte.
English Spanish

Receba as Novidades do Católicos na Flórida via Email!

Deixe o seu Testemunho

Boas e Novas - Evetnso da Comunidade

Colunas e Artigos Católicos

Fotos e Videos

Leia o Boletim da Saint Vincent Church

Polls
Como você soube do nosso website?